“Empresário brasileiro desconhece a China”

As palavras são do novo embaixador do Brasil na China, Clodoaldo Hugueney, em interessante entrevista ao Estado de S. Paulo. Confira uma parte abaixo:

Cláudia Trevisan, PEQUIM

A imposição de barreiras não é o caminho para defender a indústria brasileira da concorrência chinesa. Os fabricantes nacionais têm de se modernizar e, eventualmente, abandonar os setores nos quais o país asiático é muito competitivo, afirma o novo embaixador do Brasil em Pequim, Clodoaldo Hugueney, de 65 anos.

Na primeira entrevista desde que assumiu o cargo, há um mês, o diplomata reconhece que falta agressividade na promoção comercial de produtos brasileiros na China, onde há um enorme mercado a ser explorado. Segundo ele, o desconhecimento leva muitos empresários brasileiros a concluírem, de maneira equivocada, que o país asiático só importa bens primários. “Na verdade, o que a China menos importa é matéria-prima. A maior parte das importações chinesas é de bens manufaturados. Do Brasil, não, mas da Ásia, da Europa, dos Estados Unidos”, disse Hugueney ao Estado.

Ex-embaixador do Brasil na Organização Mundial do Comércio (OMC) e com uma carreira de 45 anos no Itamaraty, o diplomata assumiu uma embaixada desfalcada e conta com apenas cinco diplomatas para cuidar da relação com o que hoje é o segundo maior parceiro comercial do Brasil. Apesar disso, se declara otimista e espera em breve recompor a lotação completa, de dez diplomatas, o que deixará a representação do Brasil na China de um tamanho comparável ao da Embaixada da Venezuela. A seguir, os principais trechos da entrevista.

Qual é hoje a importância da China para a política externa brasileira?
A China hoje é uma potência global do ponto de vista econômico e tem uma influência crescente. A manutenção do crescimento na China é fundamental para preservar o crescimento no mundo porque as grandes economias desenvolvidas não vão crescer. Isso tem uma importância extraordinária para o Brasil, pela exportação do Brasil de produtos básicos, como minério de ferro, cujos preços vêm caindo. O que sustentará o mercado nos próximos anos é a demanda chinesa.

A importância da China se reflete na representação diplomática do Brasil em Pequim?
Nós temos com a China uma relação de grande importância. O presidente Lula esteve aqui várias vezes, e não só em Pequim, mas em outras cidades, temos contatos no mais alto nível. A China é o segundo maior parceiro comercial do Brasil. Mas há ainda um desconhecimento muito grande, tanto do Brasil na China como da China no Brasil, e a embaixada tem dimensões reduzidas no contexto do novo papel da China no mundo.

Quantas pessoas a embaixada tem hoje? Seu tamanho é comparável à de que outro país?
A embaixada hoje sou eu, o ministro-conselheiro e quatro diplomatas. O número de funcionários é um pouco inferior a 40. É comparável a de um país latino-americano pequeno ou médio. É um pouco menor que a Embaixada de Portugal aqui, entre os países europeus. Os países asiáticos têm representações muito maiores em Pequim. A Embaixada da Índia tem 20 diplomatas. A embaixada dos Estados Unidos tem 1.500 funcionários e a do Canadá, 320.

Quando se olha 2004, o ano da visita do presidente Lula à China e do presidente Hu Jintao ao Brasil, a impressão que se tem é que a importância que o Brasil dava à China era maior que dá hoje. O que aconteceu?
Não acho que isso corresponda à realidade. O Brasil dá uma grande importância à China. Mas há uma distância geográfica muito grande, a China tem uma prioridade para seu entorno regional e para seu relacionamento com os Estados Unidos. No ano que vem o presidente Lula vai visitar a China, haverá reunião da Cosban no Brasil e o primeiro-ministro, Wen Jiabao, deverá ir à América Latina, incluindo o Brasil. Também teremos a visita do ministro Celso Amorim à China e a do chanceler chinês ao Brasil. Mas falta um programa de médio e longo prazos e o desenvolvimento de alguns novos projetos. Biocombustíveis é uma área em que o Brasil tem liderança mundial e na qual a China tem interesse. Nós poderemos desenvolver um diálogo sobre energia, meio ambiente e biocombustíveis. O Brasil também tem uma liderança mundial em matéria agrícola e um diálogo pode ser extremamente interessante.

28 opiniões sobre ““Empresário brasileiro desconhece a China””

  1. In e Rchia

    O empresario brasileiro desconhece o Alibaba.com….rs

    Fiz negocios outro dia nesse megaportal e o atendimento dos chineses é impecavel, tem empresas que tem funcionario online para responder e vender.

    Aqui no Brasil mandamos um email e 50% das vezes nem recebemos resposta🙂

    Temos muito a aprender com o modelo chines de vender e prestar servicos !!!

  2. O empresário brasileiro está muito aquém da mentalidade intercultural ao lidar com os chineses.

    Há um dizer famos que em negociar com chinês já é perder… e eu vejo que sim. Com esse modelo mental de pensamento monocromático que adquirimos (tem que ser, não posso voltar sem fechar o negócio, um descontinnho alí…), há não vai mesmo.

    O empresário brasileiro (não adptado) há de sofrer muito com as dissimulações na arte de fazer negócio na China.

  3. Exmo Sr Embaixador do Brasil na China sr. Clodoaldo Hugueney. Seu que o assunto não é pertinente a esta reportagem acima, todavia, apelo por VSa. por socorro de uma familia deseperada, onde tem um pai co mais de 82 anos, com depressão profunda e uma mais com 80 anos muito enferma. Meu irmão foi torcer para o Brasil nas ultimas olimpiadas de Pequim, e infelizmente envolveu-se com um roubo de um celular, foi preso, e desde então não tivemos mais noticias dele. Temo muito por sua vida, pois não sabemos como a lei chinesa trata este assunto, Temo muito mais pelos meus pais que são idosos, e podem morrer a qualquer momento sem ver o meu irmão caçula, e queridinho de meus pais. Somos de uma familia de pessoa simples mais trabadora, infelizmente meu irmão por nome de Rogerio Simoes Martins se envolveu com este caso.Por favor peço gentilmente que VSa. responda este e-mail, dizendo o que podemos fazer para tirar meu irmão desta, e ver meus pais sorrir novamente. Não sei se é possivel extradita-lo, e fazer cumprir a sua pena aqui no Brasil. Não sabemos se meu irmão esta vivo ou corre perigo de morte. estamos desesperado. por favor atenda o pedido desta familia. precisamos muito saber deste caso. Fique com Deus

  4. sou filho do rogerio simoes martins
    meu pai deichou 5 filhos minha familia sofre muito
    amo muito e meu pai
    pelo amor de deus mande noticia

      1. oi ainda nao sei muita coisa sobre meu pai pois estou sem comunicação com o mesmo mais preciso de ajuda no caso por favor me ajude minha familia esta sofrendo muito espero por resposta obrigado

  5. Sou o filho mais velho do Senhor Rogério Simoes martins, um filho que nao tem nem uma noticia do pai que esta preso na china. Nao tenho noticias de meu pai nem pela familia e nem mesmo por emprensa fico muito preucupado com meu pai que nao a a vejo des do ano passado e acho que minha madrasta a michelle de paula martins nao esta preucupada como meu pai anda la na china preso ela esta muito bem mais pesso que algém que tenha noticias de meu pai responda meu apelo.

  6. Ola, venho atraves desse site pedir ajuda aos meus grandes amigos Rogerio Simoes Martins e Marcos Leandro Martins Rodrigues.
    Precisamos de alguma informaçao sobre o que esta acontecendo por la, nao sabemos o que podemos fazer por eles, pois ninguem nos da noticia!!!
    Peço de coração que nos mande noticias pois sua familia e amigos estao totalmente desesperados!!!
    Espero que possam me ajudar, pois preciso muito de noticias!!!
    Obrigado…

    Aguardo um retorno…. fiquem com deus!!!!

    1. Oi Laura, eu enviei um email para o consulado brasileiro em Beijing 1 semana atras, e ainda nao obtive nenhuma resposta. Tambem tem um rapaz que me disse que ia procurar por noticias.
      No momento est’a tudo na mesma situacao, ou seja, nada de novo.
      Se vc quiser me adicionar no msn ou me mandar um email direto, fique a vontade.
      evelyncanassa@hotmail.com
      Qualquer informacao que eu obtiver com certeza repasso pra vc e familia.
      Grata
      Evelyn

  7. Eu estive na embaixada estes dias e sobre o assunto dos acima mencionados nao ha possibilidades deles serem soltos agora terao que cumprir a pena la,um deles saira em dezembro deste ano e o outro ainda tera que cumprir mais um ano por la,pelo que eu conheco a china em 8 anos que eu moro la nao sera tao facil assim nao,garanto que nao estao mal,estao sendo bem tratados dentro dos termos da lei.espero que tenham aprendido e nunca mais voltem a cometer o mesmo erro.sei que a familia nao merece passar por isto,meus profundo sentimentos.
    o meu email de contato e josericardo910@hotmail.com

  8. eles tem mais é que cumprir pena,pensan quue a china é brasil,roubam e não acontece nada,eles sao profissionais nisso.muitos ja ficaram em pe nas pernas por causa deles
    A.P.Costa

  9. esse tal de Rogerio Simões Martins eh um ladrão, e pelo jeito ensinou os filhos a serem assim tbm, Kenny eh bandido, ladrão, bate na mulher e nos filhos tem passagem pela policia, e o irmão mais novo cristopher eh outro bandidinho estelionatario, ladrão cara de pau, mentiroso tem varias passagem pela policia. Espero q o pai deles apodreça la na china e esses filhos vagabundos sejam executados!!!

  10. Marcos Leandro Martins Rodrigues, filho de um renomado Policial militar, Advogado e servo do Sr. Jesus, que trabalhou honestamente. Aos 38 anos de vida faleceu, deixando um legado de honestidade, retidão e boa indole aos seus filhos, porem sob influencia de seu tio Rogerio preferiu trilhar os caminhos da vida facil e obscura do crime, tentando assim , sem sucesso, macular a imagem e memoria do pai. Justiça seja feita, que a misericordia do Sr. Jesus seja sobre ele, as pessoas lesadas por eles certamente seguiram vitoriosas na vida.

    P.S, “Confidencial” sou solidario ao desabafo contido em suas palavras!

  11. meu pai nao tirava dinhero de pobre,o que ele fazia dava prejuiso apenas para o banco, meu pai era como robenyud tirava dos ricos e dava pros pobres nunca me enfluenciou em nada pelo ao contrario,
    quando eu tinha 10 anos eu fui morar com ele, pq eu ja dava muito trabalho pra minha mae no dia em que fui morar com ele fui pq eu tinha fugido da ksa da minha mae e tinha furtado uma bike no shoping quando eu cheguei na ksa da minha mae ela ligou pro meu pai e contou q eu tinha roubado na mesma hora ele pegou a camionete colocou a bicicleta dentro do carro e me levou no mesmo lugar q eu peguei pediu desculpa pro dono da bike e me levou pra morar com ele
    no outro dia ele ja tinha me matriculado na escola ele nunca me encino nada de errado eu sempre fiz o que fiz pq nao tinha vergonha na cara, e ate meus 17 anos quando ele fui pra china eu morave com ele e nao pegava nada de ninguem quando ele fui preso eu sai do colegio e voltei fazer coisa errada entao espero q quem nao esta ajudando nao de palpite errado fale apenas oq sabe amo muito meu pai e sei que ele vai mudar em nome de jesus……..

  12. Christopher, e quem te ensinou a roubar carro importado em estacionamento?
    E pelo que vejo nem o português correto você aprendeu morando com seu pai.
    Não tens vergonha de contar uma história ridícula como esta?
    Desde quando alguém tem direito de tirar dos ricos e dar aos pobres?
    Se ao menos seu pai tivesse feito isso, mais todos seus roubos foram para ostentar riqueza e luxo.
    Lamentável…..

  13. Policia Civil… já esta de olho nesses malandros, novamente em Maringá, marcos leandro e um málaco perigosos, labioso, enrola as vitimas com sua conversas mole, já já, volta pro lugar da onde não deveria ter saído,

Deixe uma resposta

