Contagem regressiva

Com as incontáveis cerimônias de passagem de tocha e um canal exclusivo da CCTV, a impressão era de que Pequim já vivia o clima olímpico havia muito tempo, mas só agora a cidade entra na reta final (ou inicial) dos Jogos. No domingo, começou o rodízio que bota metade dos carros de Pequim fora das ruas todos os dias, na esperança de melhorar a qualidade do ar na capital chinesa. Também no fim de semana, foram abertas duas novas linhas do superlotado metrô, até Bagou (linha 10) e o aeroporto, e foi iniciado o período de testes da vila olímpica. O governo lançou, ainda, o aguardado – e polêmico – guia de orientação para portadores de necessidades especiais. No visual das ruas, galhardetes para todos os lados, além de placas e decorações especiais, espalham os símbolos das Olimpíadas. Agora é só a bola rolar. Sim, a bola, já que as competições de futebol começam no dia 6, antes da abertura oficial, no dia 8.

Dica de transporte: para os brasileiros que vêm a Pequim, o transporte mais cômodo é o táxi, com bandeirada a 10 yuan e cada quilômetro rodado ou cinco minutos de trajeto a 2 yuan. O metrô foi ampliado especialmente para os Jogos, mas ainda é insuficiente diante das imensas proporções e dos 15 milhões de habitantes de Pequim. Para quem gosta de caminhar – nem sempre a estação fica perto do destino – ou de um aperto, porém, é uma opção barata (2 yuan) e razoavelmente eficaz. Os ônibus (tarifa mínima de 1 yuan), complicados e cheios, são um desafio, especialmente para quem não fala chinês. Na chegada de avião, a nova linha expressa de metrô (25 yuan) facilita a vida dos mais financeiramente contidos, mas a melhor escolha ainda é o motorista de praça. Em qualquer situação, ao pegar um táxi, lembre-se sempre: peça para o motorista ligar o taxímetro, anote o número do veículo e pegue o recibo (fa piao), para eventuais reclamações ou objetos perdidos.

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