Chineses negros

A notícia da BBC é de duas semanas atrás, mas vale a pena reproduzi-la, pelo inusitado da coisa:

África do Sul dá status de cidadão negro a chineses

Um tribunal de Pretória, na África do Sul, decidiu nesta quarta-feira que os chineses que vivem no país passarão a ser considerados cidadãos negros.

A mudança era uma reivindicação dos próprios chineses, que agora poderão se beneficiar das políticas governamentais que procuram acabar com o domínio dos brancos no setor privado da economia.

A Associação Chinesa da África do Sul decidiu apresentar o pedido ao tribunal, dizendo que os membros da comunidade sofriam discriminação – tendo dificuldade em se qualificar para contratos comerciais e promoções de trabalho porque eram considerados brancos.

Cerca de 200 mil pessoas de origem chinesa vivem na África do Sul.

Apartheid

Segundo o correspondente da BBC em Johanesburgo, Mpho Lakaje, uma série de leis em vigor no país procura reverter o legado de pobreza da era do Apartheid (1948-1991) sobre a população negra.

As leis dão aos negros, às pessoas de origem indiana e mestiços benefícios econômicos e vantagens na busca de empregos.

Lakaje disse que a decisão da Suprema Corte esclarece às empresas quais são os direitos dos chineses, que eram considerados mestiços durante o Apartheid – e também sofriam preconceito na época por causa disso.

A decisão judicial encerra uma batalha de oito anos da comunidade chinesa sul-africana para ter as mesmas vantagens dos negros.

4 opiniões sobre “Chineses negros”

  1. acho que todo estao dando espaço demai ao chinees, querem o dominio e etao domindo todo o comercio da grande cidades, daqui uns tempos vamos ter de pedir licença a eles até pra anadar nas nossas próprias ruas. ainda bem que já sou velha e não vou ver isso, mas meus netos, vao mesmo

  2. acho que está certo dar cidadania a um ser- humano está certo, independente de sua raça, cor e religião o homem antes de ser qualquer coisa ele um ser humano e deve ser tratado e respeitado como tal.

    1. Muito bem Vera, é isso mesmo.
      Ainda bem que o mundo está acordando e vendo as pessoas como pessoas e não como seres coloridos, onde certas cores são classificadas como segregadas. Sou negro e brasileiro com orgulho, e acima de tudo, adoro as pessoas pelo carater, a cor da pele ou etnia, nem me afeta. Se for um ser umano iluminado ainda, eu amo do mesmo jeito. Viva a sabedoria chinesa !

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s