Ano do rato

O ano novo chinês chegou com muita festa e bastante confusão. No relato da Reuters:

Fogos de artifício anunciaram na quinta-feira o início do Ano do Rato, mas milhões de chineses passaram o feriado com frio, enquanto eletricistas tentavam restabelecer o fornecimento energético, afetado pelo pior inverno em um século.

Os líderes do país passaram o Ano Novo Lunar em algumas das regiões mais atingidas no centro-sul da China, tentando dar consolo aos moradores e ânimo às equipes de auxílio.

A festa, porém, continua animada por duas semanas, comemorando o ano 4705 ou “ano do rato”. Quem nasce no ano do rato costuma ser inteligente, engenhoso, perspicaz, ambicioso, determinado, charmoso, persuasivo… Leia mais aqui (em inglês).

No Brasil, a principal festa aconteceu mais cedo, no dia 27 de janeiro, para evitar a coincidência com o Carnaval. A região da Liberdade, em São Paulo, foi mais uma vez palco de cerimônia com dragão; apresentações de kung fu, música e dança; e, claro, farra de comidas típicas. Xin nian kaui le!

Outros do ArquivoChina sobre o ano novo chinês:

. Feliz Ano Novo Chinês – Algumas curiosidades

2 opiniões sobre “Ano do rato”

  1. Em princípio cada animal (e em cada vegetal depois de passar pelo “reino animal”) a personalidade anímica pode atingir o grau exigido para “a admissão” ao “status” humano. De maneira geral, é sobe a forma de um “animal doméstico” que a personalidade anímica chegará ao grau desejado para sua passagem ao estado de homem. Nesse sentido, animais e vegetais têm uma alma (personalidade alma). Lí e copiei…esquecí o nome do autor mas é um Mestre chinês.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s