China assusta China

Da France Presse, via Folha Online:

A economia chinesa voltou a registrar um crescimento de dois dígitos, desta vez no primeiro trimestre de 2007, com uma alta de 11,1%, anunciou o Instituto Nacional de Estatísticas nesta quinta-feira, um ritmo considerado rápido pelo primeiro-ministro Wen Jiabao.

Após a divulgação dos índices, o primeiro-ministro chinês pediu a adoção de medidas eficazes para controlar o crescimento exagerado do excedente comercial do país. Wen também se pronunciou a favor de medidas para impedir que o importante crescimento da economia não produza um superaquecimento, segundo um comunicado do governo.

Com os números, a Bolsa de Xangai chegou a cair mais de 5% e fechou em queda de 4,52%, aos 3.449 pontos, e arrastou os outros mercados asiáticos.

Em 2006, o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) chinês foi de 10,4% interanual e de 10,7% de janeiro a dezembro, o que representou o quarto ano consecutivo de crescimento de dois dígitos e o maior em 11 anos.

“Os problemas recorrentes do desenvolvimento econômico são, em particular, o desequilíbrio da balança de pagamentos, a liquidez excessiva e a estrutura irracional da economia”, declarou o porta-voz do organismo de estatísticas, Li Xiaochao, durante a apresentação dos indicadores econômicos do primeiro trimestre.

Xiaochao também destacou o risco de superaquecimento se o rápido crescimento se prolongar durante algum tempo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s