Mr Lam: melhor e mais autêntico restaurante chinês do Brasil

[via coluna da Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo]

Não conheço o estabelecimento e nem sei qual a legitimidade da Newsweek em matéria de Brasil ou gastronomia chinesa, mas fato é que a revista americana apontou o Mr. Lam do Rio de Janeiro como o melhor e mais autêntico restaurante chinês do Brasil.

O Mr. Lam foi criado pelo empresário Eike Batista (um empresário brasileiro bastante arrojado, porém, mais conhecido como ex-Sr. Luma de Oliveira) em sociedade com o chef que dá nome ao restaurante. Mr. Lam (o cozinheiro) trabalhou no Mr Chow de Londres e depois foi responsável pelo sucesso da casa de mesmo nome em Nova York.

Segundo informação de amigos que moram nos EUA, o Mr. Chow é acima de tudo uma casa de alto nível, porém, não exatamente fiel à culinária chinesa. Se o Mr. Lam (restaurante e chef) seguiu as origens, então também deve ter um cardápio adaptado ao paladar brasileiro. Isso é ainda mais provável se considerarmos que não há no Rio uma comunidade chinesa tão grande. Imagine a seguinte situação… em qualquer país do exterior, quem melhor (salvo exceções) do que um brasileiro para dizer se uma feijoada ou um churrasco é autêntico? Em SP, muitos restaurantes chineses são voltados basicamente para a comunidade, por isso, devem estar muito mais próximos da autêntica culinária chinesa do que o irrrrrmão carioca.

Enfim, preciso provar para dar veredito final, mas se você conhece a casa, seu comentário é mais do que bem-vindo.

Finalizando (notou que essa história incomodou?), dá pra perceber pelas fotos no site do restaurante que o Mr. Lam não é mesmo muito autêntico, pois as fatias do Pato Laqueado têm muita carne da ave, enquanto que a receita original é basicamente de lascas de pele. Compare as fotos abaixo com o site do restaurante sino-carioca.

pratopatolaqueado.jpg
Pato Laqueado servido em um restaurante de Xian, oeste da China.

pratopatolaqueado3.jpg
Prontos para ir ao forno.

pratopatolaqueado2.jpg
Preparando o prato (e o pato).

. Mr. Lam Rio de Janeiro (Newsweek, em Inglês)

. XANGAI É LOGO ALI (Folha de S. Paulo, para assinantes)

. Website do restaurante Mr. Lam (Em Português)

. Website do restaurante Mr. Chow (Em Inglês)

4 opiniões sobre “Mr Lam: melhor e mais autêntico restaurante chinês do Brasil”

  1. Somente a título de informação, o pato laqueado pode ser servido de várias formas.
    Em alguns lugares a pele é servida separada da carne, em outras junto. Também pode ser servida uma sopa feita com a carcaça do pato, mas não é muito comum
    No Mr Lam a receita e o preparo são tradicionais, se quiser somente a pele é só pedir, mas normalmente a carne e a pele são servidas juntas acompanhadas de tiras de pepino e cebolinha, do molho e das panquequinhas tradicionais.

  2. Você vai achar o melhor pato laqueado no restaurante China Lake, na Rua Marechal Deodoro, 525, Santo Amaro.
    Foi o melhor restaurante oriental (incluo a mesmice dos japoneses com seu peixes fatiados nessa história) de São Paulo.
    Depois o proprietário e chefe Paulo Hu cansou de fazer alta culinária a baixo preço (me dizem os chineses que conheço que essa é a única razão de não haver restaurante chinês bom) e agora ele só trabalha com jantares e banquetes sob encomenda. Mínimo de doze pessoas (R$ 3000,00).
    Mas creio que pato pequim, por encomenda, ele faz.
    Quanto a almoços e jantares para a clientela normal, são feitos por uma chinesa que se você pegar o livro de receitas e for para a cozinha, com certeza vai sair melhor.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s