1 chinês entre os 20 brasileiros mais ricos

[atualização: a edição impressa da Veja que saiu neste sábado traz os detalhades da história de Liu e sua esposa: Os brasileiros da lista da Forbes – acesso somente a assinantes.]

Encontrei essa no UOL Economia e deu pra perceber que o pessoal do portal não fez muita pesquisa, mesmo com uma grande novidade.A revista americana Forbes acabou de publicar a nova edição da sua lista dos bilionários. Na relação, constam 20 brasileiros (contra 16 no ano passado). Juntam-se aos nomes já tradicionais (família Safra, Jorge Paulo Lemann e Marcel Telles da Ambev/Inbev, Aloysio de Andrade Faria do Grupo Alfa e Antonio Ermírio de Moraes do Grupo Votorantim) os que fizeram seus bilhões com os recentes IPOs (Antonio Luiz Seabra e Guilherme Leal da Natura, família Constantino da Gol, Elie Horn da Cyrela e Rubes Ometto da Cosan).

Nesse bolo, um nome que destoa por ser desconhecido e pela grafia diferente é de Liu Ming Chung (6o. no Brasil, com US$ 2,4 bi e 390o. no mundo). Tanto é que enquanto os outros têm os nomes das empresas junto ao do bilionário, Liu não tem nenhuma menção.

Bastam alguns clicks no site da Forbes e uma pesquisa rápida na internet para saber que a empresa dele, Nine Dragons Papers, foi bastante citada na mídia no ano passado: uma das suas acionistas e esposa de Liu, Yan Cheung, foi apontada pela mesma Forbes como a mulher mais rica da China e (390a .do mundo). Curiosamente, a Veja online comenta o destaque de Yan no ranking, mas não fala sobre a relação entre o casal, mesmo com os 2 ocupando a mesma posição (não sei se se refere ao mesmo dinheiro ou se ambos têm fortunas do mesmo tamanho. De qualquer forma, ainda estou estudando a lista a fundo, mas já imagino que seja um dos poucos casos de relação familar entre bilionários de países diferentes.

Entende-se esse desconhecimento sobre Liu. Segundo a Forbes, ele nasceu em Taiwan e tem nacionalidade brasileira, mas mudou-se para os EUA com sua esposa em 1990. Atualmente reside em Hong Kong, onde a Nine Dragon abriu capital no ano passado, ou seja, fez sua fortuna fora do país.

Links

. Os 40 mais ricos da Grande China da Forbes (ArquivoChina.com)

. Brasil tem 20 bilionários na lista dos mais ricos; Safra lidera no país (UOL Economia)

. Russos e indianos avançam entre bilionários (Veja online)

. The World’s Billionaires: #390 Liu Ming Chung (Forbes, em inglês)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s