Nova chance para o Yahoo! na China (em b2b)

Jack Ma, CEO da Alibaba, empresa que controla o Yahoo! na China, disse em entrevista recente que reposicionará a operação chinesa do portal americano para o público de maior poder aquisitivo e mais interessado em negócios. Isso daria nova vida ao site na China e, principalmente, evitaria o confronto direto com o principal concorrente, o site de busca chinês Baidu, que segundo Ma, é mais voltada para jovens de menor poder aquisitivo.

Será a terceira mudança de estratégia do Yahoo! naquele país. Apesar de ter entrado na China há bastante tempo e um dos fundadores ter sangue chinês (Jerry Yang nasceu em Taiwan e criou a empresa quando estudava nos EUA), o Yahoo! nunca passou de um coadjuvante.

Em 2005, a companhia americana repassou as suas operações chinesas para o Alibaba, em troca de 40% de participação nesta última. Sob a gestão de Ma, cuja empresa é o maior portal de negócios entre empresas do mundo, o site americano passou por 2 importantes mudanças: primeiro focou totalmente em busca, como o Google; e depois repaginou-se como portal, com busca, serviços e notícias.

Esse (3o.) novo direcionado faz sentido dentro da estratégia global de Jack Ma, pois o portal americano poderá alavancar-se sobre o market-share e público cativo que o Alibaba já possui (base de 160 mil companhias e 15 milhões de usuários, em 2006). O próprio empresário já havia antecipado a intenção em Julho do ano passado:

“… os cinco fatores de sucesso são: mercado eletrônico (Alibaba.com e TaoBao); credibilidade (que ajudou a construir uma base de 160 mil companhias e 15 milhões de usuários); sistema de pagamento (AliPay, que movimentou no ano passado US$ 700 milhões); mercanismo de busca (Yahoo! China) e um quinto que será lançado nos próximos dois anos.”

Pessoalmente torço para dê certo. A simpática empresa do Y quebrou a monotonia do cinza na internet com sua irreverência e cores bizarras (lilás e amarelo) e Jack Ma é um tremendo empreendedor, símbolo da alta tecnologia em um país reconhecido como de baixa tecnologia, com sua Alibaba candidata a liderança global.

. Yahoo China Portal to Be Reorganize (FoxNews, em Inglês)

Outros links ArquivoChina:

. Jack Ma: O que vamos fazer amanhã? Dominar a internet

. Baidu: o inimigo chinês da Google

. eBay, derrotada, saindo da China

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s