Marca global chinesa

Já se fala há muito que o próximo grande desafio da China é conseguir gerar marcas globais. Empresas do país têm comprado companhias estrangeiras com marcas fortes, como IBM/PC e Siemens Mobile. Por enquanto, as coisas não estão indo tão bem. A Lenovo ainda está digerindo a divisão de computadores pessoais da IBM e a BenQ já demitiu muitos funcionários e está prestes a se livrar da unidade Siemens BenQ Mobile.

Por outro lado, promissoras marcas chinesas têm despontado em mercados internacionais. No setor de eletroeletrônicos, além da própria Lenovo, uma empresa a ser acompanhada é a Aigo. Com base em Beijing, seu nome significa literalmente patriota (Ai = amar/amor e go = país).

Na CES, uma das principal feiras de eletrônicos do mundo e onde Steve Jobs acaba de mostrar seu iPhone, a Aigo apresentou uma série de produtos que pretende vender no concorrido mercado americano, como MP3 players, moldura de foto digital e o curioso tocador de pulso de música e vídeo abaixo. Talvez ainda fique devendo em termos de design (tem cara de brinquedo), mas olhando para o percurso de empresas como Sony, LG, Samgung, pode-se acreditar que eles ainda chegam lá. A BusinessWeek inclusive publicou uma reportagem sobre o assunto China Design (em Inglês).

dsc00857.jpg

 

Links:

. Fonte da Foto: Dawn Patrol

. Website da Aigo (Em Inglês e Chinês)

. China Design (BusinessWeek, em Inglês)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s