Estréia cinematográfica

Uma das principais formas de me (re)aproximar da cultura chinesa tem sido o cinema. Superproduções recentes à parte, a China produz cinema admirado em todo o mundo, desde os tempos mais difíceis pré-massacre da Praça da Paz Celestial (1989). Na década de 1990, filmes como Lanternas vermelhas (1991), de Zhang Yimou, e Adeus, minha concubina (1993), de Chen Kaige, ajudaram a consagrar a chamada Quinta Geração de cineastas chineses – além, é claro, da musa Gong Li.

Apesar disso, o cinema da China é pouco conhecido no Brasil, mesmo pelos descendentes. Para tentar animar os leitores a conferir a produção cinematográfica chinesa, conto sobre dois filmes aos quais assisti recentemente, prometendo ampliar a lista se houver interesse.

Nenhum a menos / Yi ge dou bu neng shao (1999), de Zhang Yimou, conta a história de uma adolescente que, de repente, vira professora numa escola de um pequeno vilarejo. Sua principal tarefa, além de repassar as lições da cartilha, é impedir a evasão escolar. Quando um dos meninos vai para a cidade grande, na esperança de ganhar dinheiro e pagar as divídas da família, ela só vê uma saída: ir atrás dele. A obstinação da jovem é o ponto central deste filme que também mostra a dura realidade da educação no interior da China. Uma curiosidade é que todos os atores são amadores, a maioria interpretando seus “papéis” da vida real.

Hong ying tao / Red cherry (1995), de Ye Daying, acompanha o destino de dois jovens chineses que estão estudando num colégio na União Soviética quando a Segunda Guerra tem início. Luo Xiaoman vaga por Moscou, tentando sobreviver, enquanto Chuchu acaba como criada num monastério bielo-russo transformado em quartel-general dos nazistas. O filme, infelizmente, não foi lançado no Brasil. Pelo menos, ninguém vai perder uma chance de praticar o chinês: quase todos os diálogos são em russo ou alemão.

Uma última dica: dá para comprar Adeus, minha concubina e Nenhum a menos em vários sites. O primeiro, aliás, é vendido na série Revista do DVD, por apenas R$ 9,90.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s