Venda de votos SMS de SuperGirl

O SuperGirls, uma competição de cantoras ao estilo Ídolos transmitido pela HunanTV, criou um novo mercado paralelo, as agências de votos.

Como as vencedoras são definidas por votos por meio de SMS e existe uma restrição do número de participações por celular (15 votos), surgiram empresas que vendem a terceirização de votação. Relata-se sobre companhias que conseguem disparar até 30 mil votos em 6 horas. O lucro seria de 4 Yuans (aprox. R$ 1) a cada 15 votos enviados. As competidoras gastam do próprio bolso para contratar o serviço, mas, os principais clientes são os fã-clubes das artistas. Estes inclusive são uma das grandes forças do sucesso do programa. Além do apoio moral, esses grupos arrecadam fundos para comprar números/chips de celular para conseguirem votar ainda mais. Um deles obteve cerca de 10 mil Yuans (cerca de R$ 2.600) em uma semana.

Para dar uma dimensão do programa, o episódio final que foi ao ar em Agosto de 2005 teve audiência 400 milhões de telespectadores.

Links:

. Super Voice Girl Creates Vote-Buying Industry (PacificEpoch, em Inglês)

. Super Girl revolution (The Standard de Hong Kong, em Inglês)

. Website HunanTV (Em Chinês)

2 opiniões sobre “Venda de votos SMS de SuperGirl”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s