Luxo Made in China

Os próprios fabricantes reconhecem que, por algumas particularidades do país, o mercado de iates de luxo ainda demorará a se consolidar na China.

Questões como segurança nacional (especialmente em relação à Taiwan), alto tráfego marítimo (de navios cargueiros) e segurança pessoal (muitos ricos fizeram fortuna de forma ilegal) influenciam o consumo dessa classe de produto.

Por outro lado, empresas do país entram nesse ramo visando a exportação, novamente para aproveitar os baixos custos. Porém, diferentemente das quinquilharias populares, nesse setor não se pode dizer que a China só vende porcaria barata. A competitividade em termos de custo permite diminuir o preço de um iate de US$ 10 milhões para até US$ 7 milhões. Obviamente que o bottom-line (lucro) do empresário aumenta quase que proporcionalmente.

The Ultimate Luxury Item Is Now Made In China (original do New York Times, republicado no The Seoul Times, em inglês).

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s