Entrevista com Hugo Aloy (TV Globo – Ger Vendas e Projetos Ásia e Oceania)

Dando continuidade à série de entrevistas sobre o mercado de trabalho Brasil/China.

O convidado desta vez, Hugo Aloy – Gerente de Vendas e Projetos Ásia e Oceania da TV Globo – atua do outro lado do balcão, na posição de venda para o mercado chinês e com um produto muito específico, conteúdo televisivo. Além de falar sobre mercado de trabalho, ele comenta também sobre como é fazer negócios com a China.
Obrigado, Hugo! E boa leitura a todos.

Hugo Aloy


1. Perfil e Currículo Resumido

a. Local de nascimento, idade, formação acadêmica e idiomas (mandarim ou dialetos?)
Nascido no Rio de Janeiro, 37 anos, formado em Matematica, Publicidade e Propaganda com pós-graduação em Marketing, Inglês, Indonésio fluentes e cursando Mandarim

b. Empresa, cargo e responsabilidades atuais e experiência anterior.
Trabalho na TV GLOBO Internacional como gerente de vendas e projetos da Ásia e Oceania. Tenho a responsabilidade de gerenciamento de distribuição de conteúdos da TV Globo através de contratos com todos os canais de televisão da região o que inclui: negociação de preços, prazos de entrega, logística de distribuição e condições de pagamento; elaboração de estratégias e planos de vendas; análise de produtos para todas as “janelas” de exibição incluindo mídias alternativas; prospecção de novos clientes.
Ja trabalhei na area de planejamento da IBM, morei na Indonesia trabalhando com comercio exterior, trabalhei com publicidade e merchandising e na are comercial da Light distribuidora de energia.

2. Conte-nos um pouco sobre sua empresa atual (porte, qtde de funcionários, produtos/serviços, etc.), a experiência e os planos futuros em relação à China. Quantos profissionais na empresa têm atuação relacionada ao país asiático?
A TV GLOBO é o maior grupo de media da América Latina e a quarta networking do mundo. O grande diferencial é que ela além de ser exibidora e uma das poucas empresas em que é também produtora. Chegamos a produzir quase 92% de todos os programas que colocamos no ar. Somos muito reconhecidos internacionalmente, porém na Ásia temos pouca expressão.
Temos 3 correspondentes vivendo em Pequim atualmente e mais 4 profissionais na área de vendas do canal internacional e vendas de programação.

2.1. Como acabou trabalhando com negócios relacionados à China e o que considera diferencial do seu perfil profissional para essa atividade?
Trabalhei com comércio exterior antes e tive que morar 3 anos na Indonésia. Na época viajei bastante nao só para a China, mas por toda a Ásia e conheci outras culturas. O maior diferencial foi ter conhecimento internacional na Ásia, habilidade negocial, falar o Indonesio e já estar estudando o Mandarim

2.2. Quais as principais diferenças entre profissionais/executivos/empresários chineses e brasileiros?
O principal é o tempo de se executar e realizar um projeto. O Brasileiro está ocostumado a dizer imediatamente se tem interesse ou não em alguma coisa. Já para o Chinês o relacionamento é fundamental para ele poder pensar em avaliar o que você tem para oferecer.

3. Quais os mercados e áreas profissionais que considera mais interessantes para profissionais de origem chinesa ou brasileiros que falem/tenham interesse na China?
A área de atuação é muito ampla. Tão importante quanto falar o Chinês é ser especializado em alguma área. O comércio internacional está muito forte e com isso temos muitas empresas Brasileiras com interesse na China quanto empresas Chinesas se instalando no Brasil.

3.1. Alguma dica para jovens chineses/descendentes que estão iniciando a carreira profissional agora?
As empresas hoje em dia estão procurando executivos “polivalentes” e com caracteristicas especiais. É preciso se destacar entre nossos concorrentes.

4. E para profissionais brasileiros que já lidam ou desejam fazer negócios com a China?
Estudar a cultura é muito importante para se conseguir trabalhar com um povo tão diferente do Brasileiro.

8 opiniões sobre “Entrevista com Hugo Aloy (TV Globo – Ger Vendas e Projetos Ásia e Oceania)”

  1. Ei Ih,
    Muito legal o seu blog. Não sabia que vc tinha um falando da China e eu adoro esse país. Vou continuar acessando aqui de vez em quando pra saber as novidades.
    O trabalho e a vida do Hugo Aloy me pareceram bem interessantes. Tenho um amigo que foi algumas vezes pra China e outros países fazer compras lá para a empresa dele. Um dia vou pra lá também, haha

    Abraço!

  2. Sou formada em Relacoes Internacionais e mora já há um ano em Beijing. Realmente lidar com a China nao é nada facil. E por mais que voce tenha lido, ouvido ou estudado sobre esse pais, tudoira te surpreender. Somos culturalmente bem diferentes e isso traduz como é fazer negocios com os chineses.
    Gostaria se possivel de obter o email do Hugo Aloy, e saber mais sobre seu projeto para a China.

    Muriel

  3. Prezado, como pode ver moro em shanghai e teria interesse em assinar a Globo internacional por aqui… mas infelizmente nao tem.
    Sera que esse seu contato saberia me informar se ha previsao de chegada desta emissora por aqui…
    Att
    Pedro

  4. Olá,sou estudante de tecnologia em Turismo, gostaria de saber mais sobre projetos previstos para os próximos anos, visando atendimento
    ao turista asiatico no brasil.
    obrigado.
    Pedro

  5. OLA TUDO BEM MEU NOME E ROBERTO GOSTARIA DE SABER COMO PODERIA TRABALHAR NA AREA DE VENDAS OU MARKENTING NA CHINA SOU RESIDENTE EM NY A MAS DE 13 ANOS ESTUDEI E ME FORMEI MA UNIVERSIDADE NA AMERICA FALO ENGLES , PORTUGUES E ESPANHOL, SE TIVER ALGUMA POSSIBILIDADE DE IR A CHINA NAO A PROBLEMA, SOU RESIDENTE E POSSO VIAJAR ,NO MAIS OBRIGADO ESTOU ESTUDANDO OUTRAS POSSIBILIDADE DE PODER ENVISTIR NA CHINA JA QUE A ECONOMIA AMERICANA ESTA UM POUCO ABALADA ,E NAO A SINAL DE MELHORA A LOGO PRAZO, COM CERTEZA VIM DE MERCADO FINANCEIRO E CONHECO, TODA A FRAUCATUA DESSE SISTEMA, MAS O POVO NAO ,,OBRIGADO , NO MAIS ,,

  6. Estamos orgulhosas desta entrevista o Hugo é um vencendor, gostaríamos se possível receber alguma forma de contato com ele, pois nos conhecemos ha uns 20 anos atras e estamos com saudades.
    Parabéns cara!!!!
    Andréa e Alê.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s