Banho de chinês com chuveiro brasileiro

Atacar o inimigo no seu próprio território, essa é a estratégia da fabricante brasileira de chuveiros Fame. A empresa iniciará produção através do modelo SDK (montagem local com peças importadas) numa fábrica em Shanghai para competir diretamente no país que é conhecido pela capacidade industrial.

Segundo uma matéria da revista Isto É Dinheiro, o posicionamento é diferente do que acontece no Brasil, onde vende ao mercado popular. Na China, a estratégia é vender produtos de maior valor agregado, focado sobretudo nos “novos ricos” que dão preferência a produtos importados.

Esta semana conheci um fabricante chinês que também adota uma estratégia bastante diferenciada de posicionamento em relação às empresas do seu país. Apesar de atuar em um segmento bastante comoditizado – ferragens (fechaduras, cadeados, dobradiças, etc) – esse fabricante optou por desenvolver marca e produtos próprios, com design e qualidade muito acima da média do segmento, sendo bem sucedido em mercados exigentes como Europa e Japão. Por conseguir produzir a baixo custo na China e exportar a altos preços, a empresa vem crescendo cada vez mais.

Link:

Um banho na China (revista Isto É Dinheiro).

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s