Mercado de trabalho Brasil-China: entrevista inaugural com Juliana Liu (Gerente de RH da Gree do Brasil)

É com grande prazer que inauguro aqui uma nova cobertura do blog: o mercado de trabalho Brasil-China. Abre essa primeira edição uma entrevista com Juliana Liu, uma amiga que atualmente trabalha como Gerente de Recursos Humanos da Gree do Brasil.

A idéia é que essas matérias ajudem a esclarecer sobre como brasileiros e descendentes podem aproveitar as oportunidades de trabalho que surgem em função do crescimento dos negócios na/com a China. Serão abordados também peculiaridades no relacionamento profissional entre as diferentes culturas e aquelas pequenas curiosidades que acontecem no ambiente corporativo desses profissionais.

Tentarei compartilhar a experiência de executivos, profissionais autônomos, empresários, acadêmicos, entre outros, tanto residentes no Brasil quanto na China. Se você tiver comentários, quiser dar seu depoimento ou conhece alguém que possa escreva-me para o email inhsieh@gmail.com.

1. Currículo resumido: Juliana Liu

a. Local de nascimento (região de origem da família), idade e formação.

Nasci em Taichung/Taiwan, a família do meu pai é da China, Tian Ting, tenho 32 anos, administradora de empresas.

b. Empresa atual, cargo e responsabilidades

Atualmente estou trabalhando na empresa Gree do Brasil, multinacional chinesa no ramo de condicionador de ar (lider na China). O cargo atual que exerço é de Gerente de Recursos Humanos. Em Março de 2004, a empresa verificou a necessidade de criar um departamento de RH, implantei o departamento, contratando 3 colaboradores, criando normas e procedimentos internos, controle de arquivos, acompanhamento de auditoria e fiscalização, entre outros trabalhos envolvidos.

c. Empresas anteriores e formação acadêmica

Trabalhei na WOW Alimentos (Brupo Brasfanta) e MSTEK do Brasil. Sou formada em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie.

2. Como a origem chinesa ajuda e atrapalha na vida profissional?

Ajuda muito. Com o crescimento da economia Chinesa no mundo, abre-se muitas oportunidades para os descedentes chineses, principalmente aqueles que tem fluência no idioma (mandarim), com formação no Brasil.

3. Quais os mercados e áreas profissionais que considera mais interessantes para profissionais de origem chinesa ou brasileiros que falem/tenham interesse na China?

Sobre mercado, Brasil/ China estão se aliando em vários segmentos estratégicos (petróleo, siderurgia, energia elétrica, telecomunicações, eletrodomésticos, aviação, entre outros), a China está investindo em fábricas no Brasil e em contrapartida o Brasil também está investindo em fábricas na China.

Nessa aliança surge as necessidades de profissionais com conhecimento das duas culturas, idiomas para atuarem em diversas áreas/ ramos diferentes. Acredito que as formações mais requisitadas no mercado são: engenharia, contabilidade, importação/exportação, direito, administração de empresas, entre outras.

4. Conte-nos um pouco sobre a empresa onde trabalha (setor, porte, principais produtos, etc).

A Gree do Brasil foi fundanda em 2001, apesar da marca já ser comercializada desde 1998. A empresa tem uma fábrica em Manaus, dois depósitos em São Paulo e uma filial administrativa em São Paulo. Atua no segmento de ar condicionado residencial e comercial, e em breve estaremos lançando a linha de GMV, ar condionado com uma unidade condensadora e várias unidades evaporadoras (até 100.000 Btus).

Além ter a linha mais completa no segmento de ar condincionado no Brasil, a Gree também importa e comercializa aquecedores a óleo, cortinas de ar e desumidificadores de ar em todo território brasileiro. E em breve estaremos lançando outros aparelhos no segmento de eletro domésticos.

Em termos de faturamento, a Gree é classificada como empresa de médio porte.

a. Qual o percentual de chineses/descendentes?

Temos aproximadamente 10% de funcionários com descendência chinesa.

b. Como foi a sua contratação? Existe alguma preferência pela contratação de chineses/descendentes/brasileiros fluentes em chinês?

Na época, uma agência de empregos entrou em contato comigo e agendou as entrevistas c/ a diretoria chinesa. Hoje, temos preferência de contratar pelas agências ou através de indicações.

c. Na contratação de chineses/descendentes/brasileiros fluentes em chinês, como funciona o processo de recrutamento?

É feito a entrevista nos dois idiomas, dependendo do cargo, fazemos pequenos testes pertinentes a área de atuação. Após passar pela primeira etapa de entrevistas e testes com o depto. de Rh, o candidato é entrevistado pela diretoria chinesa.

d. Quais as diferenças entre trabalhar em empresas de capital chinês e companhias de outros países, especialmente as brasileiras? E no relacionamento com os outros funcionários chineses?

Na verdade trabalhei apenas em empresas de origem chinesa ou com investimento chinês/taiwanes. A primeira empresa no qual trabalhei (WOW), apesar de ser empresa de origem Taiwanesa, já é bem adaptada aos padrões brasileiros, a maioria dos funcionários, inclusive a diretoria, eram brasileiros. A principal diferença entre a primeira empresa e a atual, está na centralização das decisões.

As empresas chinesas mais recentes no Brasil, que tenham participação estatal da China, as decisões são muito mais centralizadas.

O relacionamento com os chineses é muito tranquilo, e normalmente, eles conseguem se adaptar rapidamente ao “jeitinho brasileiro”.

5. Alguma dica para jovens chineses/descendentes que estão iniciando a carreira profissional agora?

Sim, gostaria de dizer que eles não podem de deixar de estudar chinês nunca, independente da área que eles escolherem para sua carreira. Nos Estados Unidos e outros países de primeiro mundo, existem muitas pessoas de outras etnias que já falam fluentemente o mandarim, visando uma melhor atuação nos negócios com a China ou mesmo para estudar a cultura milenar. Nós como descendentes de Chineses não podemos ficar atrás.

35 opiniões sobre “Mercado de trabalho Brasil-China: entrevista inaugural com Juliana Liu (Gerente de RH da Gree do Brasil)”

  1. Preciso concluir um trabalho acadêmico sobre a relação China- Brasil.
    Presciso de informações do tipo;
    – Oque os chineses vem fazer no brasil? Somente Businnes?
    – Quais são as empresas em que eles vem para trabalhar?
    – Alem do trabalho eles procuram algum tipo de diversão?
    – Qual a segmentação desse publico chinês que vem para o brasil?
    – Eles vem com reuniãoes marcadas pellas empresas pelo qual tem parceria, ou eles vem procurando empresas que desejam vinvestir?

    Atenciosamente!

    Antonio Bucca Junior

    ( 17) 35511032/35511442/81144064

  2. Prezados:
    Quero felicitar-lhes pelo excelente trabaho aqui postado – benefícios para a Comunidade Chinesa e para brasileiros!
    Gostaria muito de pedir-lhe ajuda: como posso acessar potenciais empreendedores chineses e descendentes aqui no Brasil?
    Gostaria de poder oferecer a nossa oportunidade de parceria – abertura de negócio próprio de produtos naturais – cuja filial de nossa empresa também se faz presente na China, no Brasil e em mais de 100 outros países.
    Como posso encontrar pessoas interessadas em abrir um negócio da Forever Living aqui no Brasil, sem necessidade de investimentos? Eu gostaria de poder enviar, GRATUITAMENTE, todas as informações sobre a oportunidade, a empresa, os produtos e a remuneração.

    Muito obrigado pela atenção!

    Coordenação de Expansão Forever Living Products
    http://www.timeforever.com.br

  3. Desejo aprender mais a respeito das oportunidades com a China e como posso me preparar para este mercado. a todos espero cooperação e agradeço o espaço!

  4. Ola´tudo bem?bom sou estilista de calçados femininos com experiência tambem no esportivo .não domino os idiomas requisitados mas tenho boa vontade e tendo a oportunidade, poderia dar minha contribuição na área de estilismo no mercado asiático.quanto aos idiomas aprenderia juntamente com o desenvolvimento de bons trabalhos só preciso da oportunidade verão que sou capaz de superar muitos obstaculos e ser um vensedor.Att.Gilmar ricardo preussler

    1. Prezado Gilmar,

      tenho muita vontade de trabalhar na China
      podemos formar uma parceria,pois falo o inglês,
      francês, um pouco de espanhol e estou estudando
      o mandarim por conta própria
      posso te ajudar com os idiomas, fazendo um trabalho
      de intérprete
      sou natural de Salvador, Bahia
      caso tenha interessa,escreva para o meu e-mail:
      gibasensei@hotmail.com

      atenciosamente,

      Gilberto Oliveira

  5. Caros, estou procurando algum brasileiro(a) que more em Pequim . Gostaria de entrevista-lo, por telefone, sobre a cidade e os preparativos para os Jogos Olimpicos. Se alguem estiver disposto a conversar com a JOVEM PAN por favor mande um e-mail jp620@terra.com.br

    Um abraco,

    WANDERLEY NOGUEIRA
    RADIO JOVEM PAN/BRASIL

  6. Olá, não sou descendente de chines, porém sou de portugues!
    Sou especialista em futebol aqui no Brasil, em São Paulo mais precisamente, e tenho interesse na cultura chinesa, e na grandiosidade deste país! Gostaria de saber como faço para procurar trabalho neste país, na área de futebol? se existe este espaço ou não?
    Muito Obrigado,
    Daniel C.
    obs.: me escrevam no email daniel_daleco@hotmail.com

  7. Caros Amigos,
    Direcionei minha carreira para me preparar para o comércio Brasil X China.
    Estou interessado em qualquer curso e oportunidade de trabalho referente a esta área.
    Atualmente cursando O Básico 2 de curso de Mandarm com especialização em comércio.
    Contato : fabioaulas@yahoo.com.br

  8. Bom dia.
    Estou procurando professor de mandarim em Blumenau/SC, para ministrar aulas em nossa empresa.
    Por favor, se puderem nos informar agradeceríamos.
    Abraços
    Jeane Giacomozzi

  9. Estou a procura de uma empresa Brasileira , Chinesa ou Indiana que estão intereçados em um proficional na area do calçado, Sou um grande conhecedor de calçados tanto na area produtiva como na area administrativa,
    Atuei como diretor de empresa Exportadora durante 9 anos como socio majoritariao exportei calçados e accessorios para varios países e viajei para varios países fazendo feiras de calçados, atuei como diretor de uma empresa Argentina,calçadista,Atuei como chefe do departamento técnica de produção e qualidade na China,
    Estou colocando me a disposição para alguma empresa calçadista no mundo pois falo as linguas Inglêsa, Espanhola.Alamã.e o basico Chines

  10. Oi, sou Ingrid Arruda designer de calçados e bolsas trabalho no ramo há 15 anos, atualmente trabalho em uma empresa de calçados na área de criação, desenvolvo todos os modelos e a empresa fabrica. Frequentei faculdade nos EUA e faço atualmente faculdade de Comércio Exterior juntamente com um curso de designer de calçados e bolsas. No ano passado ganhei um premio nacional de melhor Bolsa mais bonita e bem feita com um melhor acabamento. Participei de vários desfiles o útilmo agora foi no Fashion Rio juntamente com a estilista Melca Janebro . Falo o ingles fluente,portugues e básico de Français e espanhol.

  11. sou brasileiro , tenho 40 anos, nao tenho descendencia chinesa, mas admiro muito a cultura chineza, e tenho grande desejo de trabalhar na china, onde eu possa aprender um pouco da cultura e indioma chines, tenho ingles intermediario, sou tecnico quimico, onde trabalho na profissao por mais de 15 anos. onde possa encontrar um contato que possa me levar a conseguir um trabalho neste pais, nao necessario ser na minha area profissional, obs, ja trabalhei por dois anos no pais de Ghana na africa, por isso sei que posso me adaptaptar a outras culturas facilmente…

  12. Oi, eu sou descendente chinês, tenho 23 anos, faço faculdade na Faesp de Administração de Empresa, no 3° ano. Eu pretendo trabalhar numa empresa chinesa qualquer no Brasil, de preferência na capital de São Paulo. Falo chinês intermediário, para isso, eu pretendo me adaptar o idioma fluentemente, adquirir experiências e desenvolver o crescimento da empresa.
    Por favor, se souber de alguma empresa chinesa qualquer, eu agradeço muito!

  13. Gostaria de saber se a oportunidades de emprego na China para brasileiros não decendentes?
    Qual o primeiro passo para quem tem enterese em trabalhar na China?

  14. Oi gostaria de saber se alguém pode me ajudar,
    estou fazendo um trabalho da faculdade e preciso saber das diferenças entre as culturas (brasil e china) e quais são os possiveis pontos de conflito no dia a dia da empresa e quais são as semelhanças entre as culturas (brasil e china) e quais são as vantagens dos brasileiros nesta situação.

    Se alguém puder me ajudar eu agradeço…

    Me responda no meu email: eliuma@csmcalderaria.com.br

    Obrigada,

    1. oi ariane tudo bemcom voce espero que voce ja conssegiu seu emprego de ortelaria vou ficar muito contente. ? voce esta ai no computadorme manda uma messgem estarei ti esperando obrigado

  15. Gostaria de trabalhar , administrando fabrica de copiar brinquedos feitos de lata antigos alemães na china, brinquedos que as patentes ja caducaram e hoje tem valor , como podemos administrar esta ideia. atenciosamente .
    Egon

  16. oi.
    tenho 31 anos
    ja vivi na china un ano.
    sou formado em direito. falo espanhol e ingles.
    moro fora do brasil a 5 anos.
    me enteressaria uma oportunidade de emprego na china ou en hong kong.
    se souberem de algo porfavor entrar em contato.
    obrigado

  17. Meu nome é Vlademir,tenho 27 anos e gostaria de uma informação. Estudo mandarim há 3 anos com uma professora particular, ainda não falo fluentemente bem mas tenho um bom conhecimento com relação aos ideogramas e a escrita chinesa, tenho muito interesse em trabalhar em uma empresa chinesa para que eu pudesse aprimorar minha fluência e ter um contato mais direto com os orientais,não tenho descendência oriental, apesar de eu ter algumas ligações com amigos que residem na China, mas ainda não é o suficiente para meu aprimoramento na língua, gostaria de fazer algo mais prático onde poderia eu ter uma vivência mais ampliada no assunto. Nem que fosse para trabalhar em serviços pequenos ou algum trabalho que não exigisse formação superior, só estando em contato ou fazendo algo que traga algum benefício nesta parte para a empresa para mim já seria suficiente. Portanto gostaria de saber se fosse possível eu estar encaminhando meu currículo para vc, tanto em português como em chinês (tenho os dois modelos) para que vc possa estar fazendo uma avaliação ou até mesmo encaminhando para alguma outra empresa chinesa que estejam precisando de alguém que compreenda o mandarim.
    Desde já lhe agradeço
    Atenciosamente
    Vlademir de Souza
    aguardo contato pelo email: vlade_souza@yahoo.com.br

  18. sou brasileiro, natural de Salvador, Bahia
    tenho 47 anos e o ensino médio completo
    falo inglês, francês e espanhol e estou estudando
    atualmente o mandarim
    tenho experiência no ramo hoteleiro como recepcionista
    bilingue e auditor de recepção
    quero trabalhar como auxiliar de exportação em alguma
    empresa brasileira na China ou em alguma empresa chinesa
    no Brasil

  19. Bom dia.

    Juliana, eu me chamo Edilson e gostaria de seu apoio para estar
    tirando algumas dúvidas a respeito de trabalhar na China ou em alguma empresa Chinesa aqui no Brasil / Óleo e Gás, atualmente trabalho com planejamento no programa SAP-R3/PM e MM, na Bureau Veritas, prestando serviço a Petrobras Óleo e Gás, na área do Pré-sal.

    Gostaria de te passar o meu CV para a sua avaliação, tenho boa experiência e acredito ser de bastante ajuda para as empresas Chinesas.

    obs: já trabalhei em plataforma de petróleo com planejamento também e gostaria do seu email para maiores detalhes, dúvidas meu email é derivada@ig.com.br.

    Obrigado e aguardo o seu retorno.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s