31/05/2006 15:06 – publicado por IN Hsieh

China Mobile: 4a. marca mais valiosa do mundo

Luís Minoru Shibata, diretor da consultoria YankeeGroup, postou no seu blog sobre uma aquisição da China Mobile e me lembrei de uma notícia sobre a mesma empresa. Supreendentemente, a marca da operadora de celular chinesa foi apontada em uma pesquisa de 2005 pela empresa de pesquisas Millward Brown Optimor, do grupo WPP, como a quarta mais valiosa do mundo, avaliada em US$ 39 bilhões. Os top10, com valores em bilhões de dólares:

1. Microsoft – 62,039
2. GE – 55,834
3. Coca-Cola – 41,406
4. China Mobile – 39,168
5. Marlboro – 38,510
6. Wal-Mart – 37,567
7. Google – 37,445
8. IBM – 36,084
9. Citibank – 31,028
10. Toyota – 30,201

Em termos de marca, principalmente no mercado internacional, a empresa é desconhecida, mas, como o levantamento leva em conta outras variáveis como potencial de crescimento e capacidade de alavancar negócios, a China Mobile alcançou a posição graças aos 265 milhões de assinantes e penetração de apenas 30% da telefonia celular na população local.

O caso é muito particular, pois a companhia tem o oligopólio em um setor de rapidíssimo crescimento no maior mercado do mundo, porém, não deixa de sinalizar o potencial das marcas chinesas. Outras candidatas são: Lenovo (computadores e tecnologia), Gree (ar condicionado), Haier (eletrodomésticos) e TCL (televisão). Mais em futuros posts.

Link para press-release da Millward Brown Optimor: ww2.wpp.com/Press/2006/20060403_1.html

Link para blog do Luís Minoru Shibata, na IT Web: www.itweb.com.br/index.php?option=com_blogview&id=82

31/05/2006 12:04 – publicado por IN Hsieh

Expressão em chinês

A expressão em chinês de hoje do One-A-Day tem alguns ideogramas mais complexos, vale uma visita para ver o significado (em inglês): www.oneaday.org

31/05/2006 11:16 – publicado por IN Hsieh

Festival do Duan Wu Jie

Mesmo sem fazer uma celebração no Brasil, não posso deixar de registrar a data de hoje. Comemorado todo dia quinto dia do quinto mês do calendário lugar, o Duan Wu Jie (端午节 no chinês simplificado e 端五節 no tradicional), também conhecido em outros países como Dragon Boat Festival ou Dumpling Festival, honra o antigo poeta Qu Yuan.

Oficial do Reino Chu no perído dos Reinos Guerreiros, Qu foi banido pelo rei por influência de assessores invejosos da sua capacidade. No exílio, ao descobrir que seu reino foi conquistado, cometeu suicídio jogando-se no Rio Mi Lou com uma pedra amarrada ao corpo. Ao saberem da notícia, pescadores da região correram em seus barcos para acudir o poeta. Como nada encontraram, jogaram arroz no rio para evitar que peixes comecem o corpo de Qu. Nos anos seguintes, o arroz começou a ser embrulhado em folhas de bambu, em bolinhos conhecidos como zongzi.

E assim surgiu a tradição da corrida de barco e comer trouxinhas de arroz. O Duan Wu Jie que, acima da homenagem o dedicado Qu Yuan, lembra a todos as obrigações das pessoas com seu povo e país. Habitualmente, as pessoas trocam zongzi com familiares e amigos mais próximos, numa grande confraternização.

zongzi (Fonte: http://www.answers.com/topic/zongzi)

Corrida de barcos do dragão – dragon boat race (fonte: http://www.info.gov.hk/info/hkbrief/eng/come.htm)

31/05/2006 11:02 – publicado por IN Hsieh

Design BBB Made in China

Essa matéria da BusinessWeek é relativamente antiga, de Novembro do ano passado, mas, guardei no bookmark como referência sobre o avanço da China na criação de novos produtos. Como contra-ponto à tradição do BBB (barato-barato-barato), as empresas do país começam a perceber a necessidade de diferenciação para permanecerem competitivas globalmente, aliando assim o baixo custo na produção a qualidade e design no verdadeiro bom, bonito e barato.

O artigo mostra exemplos de como multinacionais e empresas chinesas estão adaptando e criando novos produtos para o mercado local. É uma situação muito similar ao que ocorreu com as grandes companhias japonesas e coreanas, nas suas respectivas épocas. Empresas como Sony e Samsung começaram como fabricantes de produtos de baixo preço e qualidade e atualmente são reconhecidas como marcas de grandes produtos.

Fonte da imagem: http://www.businessweek.com/magazine/content/05_47/b3960003.htm?campaign_id=search

30/05/2006 19:04 – publicado por IN Hsieh

virais e consumer made content

A internet chinesa também produz suas Brunas Surfistinhas. Aliás, a vontade de aparecer é enorme, já que sites de publicação de conteúdo como blogs, fotologs e videologs fazem enorme sucesso. Talvez seja a vontade de aparecer e de afirmar a individualidade nesse mar de gente, mas, isso fica para um estudo sociológico mais profundo.

O viral do momento é o Uncle Bus, video que mostra uma discussão dentro de um ônibus de Hong Kong entre um senhor de meia idade e um jovem. Aparentemente este o primeiro falava alto ao celular, o que provocou a reação do último. Inconformado, o senhor parte pra agressão verbal, uma briga idiota que qualquer um corre o risco de enfrentar no seu dia-a-dia, mas, que nesse caso acabou virando um sucesso online. Assisti pela primeira vez há algumas semanas atraído pela alta posição no ranking de views no YouTube. E agora que voltei já encontro versões legendadas em inglês e chinês, remixes, paródicas, etc. Numa rápida soma, as diferentes versões do video, muitos criados por usuários (que tem sido chamado de consumer content) já resultam mais de 2 milhões de visitas.

Clique na imagem para assistir ao vídeo no YouTube. Versão com legendas em inglês e chinês simplificado. Os dois conversam em cantonês.

Outras versões:

Remix de música eletrônica com frases do video

Dublagem com imagem de um programa de televisão sobre a Copa e voz do video do Unclue Bus

 

30/05/2006 18:08 – publicado por IN Hsieh

expressões em chinês

Um site muito interessante sobre o idioma chinês é o One-A-Day. Periodicamente (ao contrário do nome, não é exatamente diário) publica expressões idiomáticas em chinês, nas formas tradicional e simplificado, com o pinyin e uma rápida tradução em inglês.

Já escrevi diversas vezes ao editor, mas, nunca obtive uma resposta. Um dia ainda consigo autorização para criar uma versão em português. A de hoje é:

Tradução literal: atrair o lobo para dentro de casa.

Significado/uso: usado para ilustrar uma situação em que se atraiu (sem querer) alguém do mau, um bandido ou o inimigo para dentro de casa.

As próximas, chequem o site: www.oneaday.org

ps: imagem tirada do próprio site

 

29/05/2006 18:12 – publicado por IN Hsieh

Na China, Yahoo+eBay=dormindo com o inimigo

. Folha de São Paulo: Yahoo! e eBay formam parceria para enfrentar concorrência on-line
. San Francisco Chronicles (inglês): Jack Ma: eBay gone in China

A aliança foi anunciada na semana passada e tem sido apontada como grande passo para enfrentar principalmente o Google. O inusitado dessa parceria é que na China, o Yahoo! é operado pelo b2b Alibaba, que vem a ser dono do maior concorrente do eBay, o Taobao.com. A luta entre os dois sites de leilão/ecommerce no mercado chinês é sangrento, inclusive com o fundador do Alibaba e principal executivo do Yahoo na China, Jack Ma, alfinetando o eBay publicamente.

Um eventual casamento entre as duas empresas geraria uma situação ainda mais curiosa.

29/05/2006 17:49 – publicado por IN Hsieh

Chineses sonham com Zidane

. Máquina do Esporte (port): Por uma maior visibilidade, clubes tenta convencer atleta francês a seguir no futebol e atuar no campeonato do país asiático.

Ainda não parece viável o mercado de futebol chinês contratar um jogador do porte do Zidane. Nos últimos anos, a crise provocada pela corrupção prejudicou ainda mais o precário campeonato local, tirando os torcedores dos estádios e a credibilidade da organização.

Alguém como o Zico que alavancou o futebol japonês seria o ideal.

29/05/2006 17:44 – publicado por IN Hsieh

inaugurando

Post de inauguração. Arquivo particular de notícias.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s